Dia de Portugal

O chamado «Bispo Vermelho» foi no passado dia 10 de Junho condecorado pelo Presidente da República na sessão solene do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, o que demonstra o reconhecimento do seu trabalho em prol dos mais necessitados.
Aliás, a comemoração do Dia de Portugal em Setúbal demonstra a recompensa pelo esforço do Bispo D. Manuel Martins em colocar este distrito no mapa. Lembre-se que foi este homem, aquando a península de Setúbal sofria de graves carências sociais, que frequentemente as denunciou aos órgãos de comunicação social, levando o então Primeiro Ministro, Aníbal Cavaco Silva a disponibilizar verbas para um Plano de Emergência Social e mais tarde um Programa Especial de Desenvolvimento para a península de Setúbal apoiado pela União Europeia.
Embora recente nas suas funções enquanto Primeiro Ministro, Cavaco Silva apercebeu-se pelo Bispo de Setúbal da situação precária em que viviam muitas famílias, como ele próprio refere na sua 1.ª autobiografia politica “as conversas que tive com ele (D. Manuel Martins) ajudaram-me a conhecer melhor a degradação social que atingia a península de Setúbal”.
De ressaltar sobretudo o carácter de dois homens, um que ainda luta pelo distrito de Setúbal e outro que sabe reconhecer essa luta!
Das 37 personalidades condecoradas na sessão solene sobressai um homem querido é certo também para Setúbal mas sobretudo para o povo de Sesimbra, Eng.º Eduardo Ribeiro Pereira, o qual recebeu a Ordem de Mérito Civil.
Considero que é um orgulho para todos os Sesimbrenses esta condecoração a um homem que continua activo na defesa das suas convicções e do interesse da nossa terra. Um bem-haja Eng.º Eduardo Pereira!
Argentina Marques, in Jornal de Sesimbra, Julho 2007

Comentários

Anônimo disse…
D. Manuel Martins grande homem.
Anônimo disse…
Assim como o Eng. Eduardo Pereira.
Grande Sesimbrense.

Postagens mais visitadas deste blog

A câmara que temos

Freguesia do Castelo pode candidatar-se ao PRODER

Magnum